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Os desafios para gerir uma cidade são enormes, mas já temos propostas de boas experiências em como construir Cidades Inteligentes. Sabe-se que o crescimento demográfico das cidades da América Latina tem sido motivo de preocupação cada vez mais urgente para governantes em geral, pois o crescimento dessa região é muito significativa ao longo de toda a história. Com o crescimento acelerado, vêm os desafios emergentes a serem resolvidos ou amenizados a curto prazo, mas há de se pensar a médio e longo prazo, com extrema urgência. Os cidadãos, em geral, dessas localidades têm um papel essencial enquanto beneficiários e participantes das transformações da comunicação cada vez mais móvel que facilitam cada vez mais o monitoramento e a colaboração com as políticas de seus governantes. Dessa forma, constituir uma Cidade Inteligente é uma solução muito mais abrangente, e se refere à cidades que colocam o ser humano no centro do planejamento e desenvolvimento, estabelecendo essa tão necessária vi
De repente o mundo parou... Parece que Raul previu o futuro, em sua música "O dia em que a Terra parou": Essa noite eu tive um sonho de sonhador Maluco que sou, eu sonhei Com o dia em que a Terra parou Foi assim No dia em que todas as pessoas Do planeta inteiro Resolveram que ninguém ia sair de casa Como que se fosse combinado em todo o planeta Naquele dia, ninguém saiu de casa, ninguém ... E o aluno não saiu para estudar Pois sabia que o professor também não tava lá E o professor não saiu pra lecionar Pois sabia que não tinha mais nada pra ensinar ... E naquele dia nos vimos com um empasse em mãos. Como ensinar ou fazer aprender de longe? Parece brincadeira, mas é a realidade, que em pleno ano 2020, não sabemos como chegar de maneira eficaz a milhares de alunos espalhados pelo Brasil. Governos de todo país se empenhando para correr contra o tempo, para tentar, a duras penas, fazer com que esses alunos não percam o mínimo, ao m
Por: Daniele Júlia Nascimento Martí Ser prof essor em um país como o nosso tem se tornado uma missão quase impossível, diante de tantos descasos provindos do governo, que diz que temos privilégios demais, ou que pretende retirar de nós uma aposentadoria especial, que não é à toa que existe, visto que por ser considerada uma atividade profissional penosa, causa desgastes, físicos e emocionais que acometem o professor com menos idade que outras profissões. Além disso, temos recebido nas escolas uma demanda social de desestrutura familiar, cultural e de todos tipo de sorte, além de inclusão imposta sem a devida formação e capacitação para tal e um fardo gigantesco que carregamos nas costas por conta do enorme fracasso escolar que se impõe aos alunos na atualidade. Se não se alfabetiza a culpa é do professor, se quebrar a mobília da classe em brigas com os colegas, a culpa é do professor, se o IDEB não atinge as metas estabelecidas, a culpa é do professor, se perde a voz, a culpa é
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