Os gêneros textuais na aprendizagem significativa
Por: Daniele Júlia Nascimento Martí
Será que listas infinitas de
exercícios repetitivos para completar lacunas com substantivos, advérbios,
verbos, pronomes, preposições, conjunções, entre outras classes gramaticais
levam o aluno à aprendizagem efetiva? Será que a aprendizagem assim almejada se
dá por exaustão e repetição, pura decoreba? Como bem disse Benjamin Franklin “Diga-me
eu esquecerei, ensina-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei”.
Nesse enfoque acredito que as sequências didáticas são excelentes para esse
fim: Envolver o aluno!
As Sequências Didáticas (SD) são
atividades, organizadas e ligadas entre si, planejadas de forma encadeada, para
ensinar um conteúdo, de acordo com objetivos do professor e envolvem desde a
avaliação diagnóstica do conhecimento prévio do aluno sobre o tema, e uma
constante verificação do que ele aprendeu e o que ainda falta aprender. As SD
podem ser utilizadas em qualquer disciplina, praticamente em qualquer conteúdo,
considero como a mais produtiva das modalidades organizativas do trabalho
pedagógico, principalmente em se tratando de gêneros textuais e gramática, pois
auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual,
partindo de níveis de conhecimento que os alunos já dominam para chegar aos
níveis que eles precisam dominar. Aliás, o professor certamente já faz isso,
talvez sem dar esse nome. Mas existe, porém sempre é importante pensar como é
mais fácil aprender... e partir das seguintes questões: O que meu aluno sabe
sobre o tema? O que eu quero que ele saiba? O que eu sei sobre isso? O que eu
preciso saber? Qual a melhor maneira de mostrar essas características ao meu
aluno para que ele perceba certas regularidades, irregularidades, para que ele
perceba o que faz parte ou não desse determinado Gênero Textual, por exemplo.
Quanto
ao professor , é preciso estar preparado para o trabalho, portanto é necessário
estudo e empenho, mas o resultado com certeza é uma das gratificações desse
trabalho, muito prazeroso, por sinal.

Sugestão de trabalho de Heloísa Amaral, Cenpec:
1.
Apresentação da proposta
2.
Partir do conhecimento prévio dos alunos
3.
Contato inicial com o gênero textual em estudo
4.
Produção do texto inicial
5.
Ampliação do repertório sobre o gênero em
estudo, por meio de leituras e análise de textos do gênero
6.
Organização e sistematização do conhecimento
sobre o gênero: estudo detalhado de sua situação de produção e circulação;
estudo de elementos próprios da composição do gênero e de características da
linguagem nele utilizada.
7.
Produção coletiva
8.
Produção individual
9.
Revisão e reescrita
Para saber mais sobre Modalidade Organizativas do Trabalho Pedagógico:
Comentários
Postar um comentário