Internet é lugar de autoria ou plágio?
Por: Daniele Júlia Nascimento Martí
Com a Web 2.0 nós professores temos um
recurso muito eficaz para a promoção de nossa autoria, assim como de nossos
alunos.
São recursos e ferramentas que permitem
interagir, cooperar e criar pela internet, síncrona e assincronamente. Esses
permitem navegar de maneira não-linear pelos conteúdos disponíveis que não
param de aumentar em velocidade inimaginável, em todas as áreas do
conhecimento. O que permite, também, a exploração no campo do
ensino-aprendizagem.
Porém é fundamentalmente necessário que o professor
domine esses recursos, não mais mecanicamente, devendo ter fluência
tecnológica, não mais de forma minimalista, mas como autor, co-autor, produtor,
de conteúdos, fazendo com que o aluno não utilize esses recursos dinamicamente
e não mais lidando com conteúdos estáticos, despertando para a criticidade,
reflexão, autonomia e autoria a partir de uma leitura crítica dos conteúdos,
fomentando a colaboração, comunicação e socialização, tão fundamentais nos dias
atuais. Utilizando a Web 2.0 e seus recursos e conteúdos dinâmicos, além dessas
habilidades e competências serem desenvolvidas o plágio acaba sendo combatido,
pois não se contentará mais com a simples reprodução.
A
internet, portanto, deixa de ser um espaço de plágio e passa a ser um espaço de
autoria, pois seus usuários, desde que trabalhados para o desenvolvimento de
habilidades e competências adequadas passam a produzir conteúdos, valendo-se do
que já foi produzido para obter conhecimentos, fazendo uma leitura crítica dos
mesmos.
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