Infância Roubada
Por: Daniele Júlia Nascimento Martí
Tenho peninha das crianças e
jovens de hoje em dia...
Vão para creches e escolinhas
desde os 3 ou 4 meses de idade, têm obrigatoriedade de frequência na educação
infantil desde os 4 anos e são, então, colocados em mesinhas por horas a fio, sem
muitos recursos muitas vezes sem tateio, livre expressão de fato, sem materiais adequados ou sem materiais mesmo. A
proposta pedagógica de muitas dessas escolas, quando a têm, são voltadas para a
alfabetização e visando o ingresso no ensino fundamental.

E então essas criaturinhas vão
para os anos finais do 1º ciclo e começa uma busca incessante em treiná-los para
que saiam-se bem nas provas externas que
acontecem no 5º ano. E ao chegar lá, treina-os para encarar o ensino
fundamental no 2º ciclo, e mais provas externas e então saíram da infância,
passaram pela adolescência e não viveram.

E quando chegam atrasados aos portões dos locais de prova, choram passam mal, como se aquela fosse a última oportunidade de uma vida, uma vida, que mal sabem, está apenas começando. Ou quando não são aprovados, sentem-se menos importantes, deprimidos, com a autoestima rebaixada, tudo porque passaram a vida pensando nessa meta, quando deveriam pensar que esta é apenas mais uma etapa.

O que estamos fazendo para nossas
crianças, só o futuro dirá... e não está longe a resposta.
E você, o que acha disso?
Professora de Ensino Fundamental e Ed. Infantil, há 17 anos
Pedagoga Especialista em Gestão de Instituições Educacionais Especialista em Tecnologias Educacionais Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental de escolas municipais (rurais e urbanas).
Fui Tutora Pedagógica Especialista em Curso de Licenciatura em Pedagogia (pela Unicoc) Coordenadora e Formadora de Programa de Formação de Professores em Tecnologias Educacionais, que abrange a dimensão de formação, fornecimento de equipamentos e materiais digitais - Proinfo Integrado da SEED/ MEC - governo federal do Brasil (de 2008 a 2011) Coordenadora na Implantação de Sistema de Gestão - Planeta Educação - Future Kids - Vitae (Coordenei a implantação do sistema, sua alimentação e manutenção, emissão de boletins e históricos, de junho de 2009 a maio de 2010, na rede municipal de Itupeva, quando o contrato foi rescindido, liderando pessoal de apoio administrativo em 26 escolas municipais), além de cuidar da manutenção com informações, curiosidades e matérias relacionadas à educação no site da Diretoria de Educação de Itupeva/SP, neste mesmo período. Assessoria Pedagógica, Administrativa e Tecnológica em montagem de escolas e creches desde o esboço do projeto até sua implantação, e acompanhamento nas diversas dimensões da Gestão Educacional.
Membro da Diretoria Executiva e Coordenadora de Tecnologias Educacionais da Abrapee Nacional e Estadual de SP
Presidente da Abrapee - Extensão Regional do Aglomerado Urbano de Jundiaí, Campinas e Região e da Extensão Muncipal de Itupeva
Comentários
Postar um comentário