Aspectos urgentes para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico integrando as mídias e tecnologias no contexto da escola

Por: Daniele Júlia Nascimento Martí

Posso apontar três aspectos que considero urgentes para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico integrando as mídias e tecnologias no contexto da escola:
  
1.    Quebra de paradigmas, mudança de postura e olhar docente: É fundamental que os professores conscientizem-se da importância de sua disponibilidade em aprender e implementar o uso efetivo de mídias no contexto escolar, sem nenhum prejuízo sequer ao seu fazer pedagógico, contrariamente do que muitos pensam a tecnologia é um meio para atingir nossos objetivos e não uma concorrente ao nosso trabalho. Somos fundamentais enquanto profissionais e nenhuma máquina irá nos substituir. O medo, a ruptura de preconceitos, a mudança de postura e olhar docentes visam sair da zona de conforto, e isso muitas vezes incomoda, mas faz-nos crescer e consequentemente nossos alunos também.

2.    Capacitação docente: a formação docente inicial deve ser complementada por um programa de capacitação continuada que atenda a esses pressupostos, visto que a formação inicial não dá esse suporte, nem mesmo, muitas das vezes trata desses temas durante os cursos de pedagogia e o antigo Norma/ Magistério. Essa capacitação deve acontecer de forma que o professor possa refletir a partir de seu cotidiano e de sua própria prática. Que ele busque elementos em seu dia-a-dia reflita no coletivo com seus pares, dificuldades e possibilidades de atuação na área de forma eficaz.


3.    Ampliação dos investimentos com equipamentos, manutenção e recursos humanos: É urgente que as escolas estejam equipadas de forma adequada, não somente as centrais, para que a inclusão digital aconteça de fato, políticas públicas voltadas para a área provindas do governo federal já estão acontecendo, basta que estados e municípios façam sua parte ampliando e aderindo aos programas do governo de maneira efetiva. Além disso faz-se necessário que haja suporte técnico sempre disponível aos docentes para que o trabalho verdadeiramente ocorra.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mídias e Tecnologias no Contexto Escolar: Um novo Desafio