Aspectos urgentes para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico integrando as mídias e tecnologias no contexto da escola
Por: Daniele Júlia Nascimento Martí
Posso apontar três aspectos
que considero urgentes para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico
integrando as mídias e tecnologias no contexto da escola:
1. Quebra de paradigmas, mudança de postura e
olhar docente: É
fundamental que os professores conscientizem-se da importância de sua
disponibilidade em aprender e implementar o uso efetivo de mídias no contexto
escolar, sem nenhum prejuízo sequer ao seu fazer pedagógico, contrariamente do
que muitos pensam a tecnologia é um meio para atingir nossos objetivos e não
uma concorrente ao nosso trabalho. Somos fundamentais enquanto profissionais e
nenhuma máquina irá nos substituir. O medo, a ruptura de preconceitos, a
mudança de postura e olhar docentes visam sair da zona de conforto, e isso
muitas vezes incomoda, mas faz-nos crescer e consequentemente nossos alunos
também.
2. Capacitação docente: a formação docente inicial deve ser
complementada por um programa de capacitação continuada que atenda a esses
pressupostos, visto que a formação inicial não dá esse suporte, nem mesmo,
muitas das vezes trata desses temas durante os cursos de pedagogia e o antigo
Norma/ Magistério. Essa capacitação deve acontecer de forma que o professor
possa refletir a partir de seu cotidiano e de sua própria prática. Que ele
busque elementos em seu dia-a-dia reflita no coletivo com seus pares,
dificuldades e possibilidades de atuação na área de forma eficaz.
3. Ampliação dos investimentos com
equipamentos, manutenção e recursos humanos: É urgente que as escolas estejam equipadas de forma adequada,
não somente as centrais, para
que a inclusão digital aconteça de fato, políticas públicas voltadas para a
área provindas do governo federal já estão acontecendo, basta que estados e
municípios façam sua parte ampliando e aderindo aos programas do governo de
maneira efetiva. Além disso faz-se necessário que haja suporte técnico sempre
disponível aos docentes para que o trabalho verdadeiramente ocorra.
Comentários
Postar um comentário