Formação de Professores no Século XXI
Por: Daniele Júlia Nascimento Martí
A formação de
professores no Brasil deixa muito a
desejar ainda em diferentes áreas. Até 2005, tínhamos no estado de São Paulo
o Magistério em nível de Ensino Médio que formava
professores para atuarem em educação infantil e nas 4 primeiras séries do
Ensino Fundamental, esses profissionais em nível Técnico traziam em sua
"bagagem" de conhecimentos um saber fazer, na prática e que hoje não
conseguimos encontrar com os professores formados em faculdades de educação -
em cursos de Pedagogia. Aqueles primeiros, apesar do pouco conhecimento teórico
tinham maior conhecimento prático, no dia a dia criavam mais, saiam com
técnicas adquiridas nas antigas disciplinas de 'Conteúdo e Metodologia' e em "Didática". Hoje percebemos um
grande número de professore s formados em nível de ensino superior , mas
inseguros na prática, com bom referencial teórico, muitas vezes, porém com
pobreza nas técnicas, conteúdos e metodologias, muitos não sabem fazer sequer
plano de aula.
Hoje, em pleno
Século XXI, precisamos de professores formados para a inovação, criação,
tecnologias, para a experimentação, enfim professores que encarem os desafios,
que busquem, que sejam eternos pesquisadores, que encontrem soluções para o dia
a dia e auxiliem o aluno a encontrar
formas de resolver seus próprios problemas cotidianos. Formar professores com
aulas expositivas, em salas fechadas, nas salas de aula das universidades e
faculdades, ou até mesmo em EAD, é fadar a educação brasileira ao eterno
fracasso. Gastar-se-á milhões em
avaliações externas e pesquisas para se encontrar os culpados pelo baixo
rendimento dos alunos nos vestibulares, ou pela não-permanência destes na
Educação Básica, ainda muitas vezes no Ensino Fundamental e não se chegará a
nenhuma resolução, se não se alterar e reformular os currículos de Formação de
Professores em todas as esferas. O professor precisa saber e ter didática, o
estudo dela é primordial para a transposição de todo o conhecimento elabora
durante séculos pela humanidade e para fomentar no aluno o aprender a aprender,
o saber fazer, iniciando pelo próprio professor.
As Mídias e
Tecnologias estão ao nosso alcance e mesmo assim não sabemos como utilizá-la em
nosso favor nas salas de aula, aos professores que já estão atuando é
fundamental uma ação formativa que leve às suas práticas reflexões e dialogando
com ela e seus pares, que eles possam criar alternativas de aulas mais
instigantes, desafiadoras e que permitam ao aluno experimentar, criar e inovar!
* Pedagoga - Especialista em Gestão de Instituições Educacionais e em Tecnologias Educacionais
Membro Fundador e Coordenadora de Tecnologias Educacionais da Abrapee Brasil - Associação Brasileira de Profissionais e Especialistas da Educação
Comentários
Postar um comentário