O perigo de se fazer uma gestão voltada para os resultados dos exames
Por: Daniele Júlia Nascimento Martí
Temos visto cada vez mais gestores preocupados excessivamente com os resultados dos
Exames externos e notas do IDEB, o que tem feito com que os currículos sejam
substituídos pela matriz de avaliação, objetivos e metas por descritores. É
como dizer que o educando só necessite aprender o que cai nos exames.
A função desse tipo de avaliação
é diagnosticar, orientando os sistemas para onde está o problema, onde estão os
acertos.
Porém o que tem acontecido é que
está havendo confusão com o que fazer com esses resultados, passando-se a treinar os
alunos para resultados melhores, isso me causa um certo arrepio, confesso.
As avaliações mostram para nós
onde estão os problemas que devem ser atacados, mas não de forma mecânica, mas visando uma melhoria em larga escala e longo prazo. O que precisamos entender
é que a avaliação externa e seus resultados estão nos apontando uma direção,
para a adoção de melhores formações docentes, publicação de materiais adequados
para essa formação, além disso, é necessário valorizar outras competências que
não a de resolver adequadamente a testes e exames, mas que se desenvolver competências globais nos alunos.
Torna-se importante verificar
quais os pontos fracos e encontrar formas de trabalhá-los para que os alunos
compreendam, utilizando-se outras estratégias didáticas para alcançar esse objetivo. É fundamental retomar a concepção
de avaliação como processo e não como foco do ensino, estamos caminhando na mão
contrária. Deve-se avaliar a instituição, os processos, o planejamento, os
materiais utilizados, a gestão da escola, o conjunto do corpo docente. Sabemos
que se o aluno vai mal joga-se a culpa nele próprio, nos fatores socioeconômicos,
na família e no professor. É imprescindível verificar as falhas na
formação, na orientação que recebe e nos procedimentos da gestão pedagógica e
administrativa das escolas e das redes. É uma responsabilidade a ser partilhada
com toda a sociedade, desde as universidades que não trabalham a prática de
sala de aula. É necessário formar em serviço e com seus pares, na troca de
experiências e no diálogo com a prática e rever os currículos dos cursos de
formação inicial de professores para que os mesmos venham com o preparo para trabalhar com essa formação de nossos educandos.
É a partir das ações da gestão
do ensino que se percebe a concepção e o que se tem por premissas sobre Gerir
Educação. É a partir disso de questões como o que é Educação para nós? Para que
estamos formando? Que cidadãos estamos e queremos formar? Mais críticos e
autônomos, mais reprodutivos e passivos? Estamos trabalhando para garantir que
colaborem entre si ou compitam entre si? E nossos professores estão felizes com
os resultados de suas ações? Eles têm noção da Dimensão dos resultados desse
trabalho que vem sendo desenvolvido? Queremos formar cidadãos ou apenas
melhorar indicadores?
Por uma Avaliação mais
humanizada, mais amorosa, mais formativa, abaixo à Pedagogia do Exame, como
diria Luckesi.
Daniele Júlia Nascimento Martí
Professora de Ensino Fundamental e Ed. Infantil, há 17 anos
Pedagoga Especialista em Gestão de Instituições Educacionais Especialista em Tecnologias Educacionais Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental de escolas municipais (rurais e urbanas) Fui Tutora Pedagógica Especialista em Curso de Licenciatura em Pedagogia (pela Unicoc) Coordenadora e Formadora de Programa de Formação de Professores em Tecnologias Educacionais, que abrange a dimensão de formação, fornecimento de equipamentos e materiais digitais - Proinfo Integrado da SEED/ MEC - governo federal do Brasil (de 2008 a 2011) Coordenadora na Implantação de Sistema de Gestão - Planeta Educação - Future Kids - Vitae (Coordenei a implantação do sistema, sua alimentação e manutenção, emissão de boletins e históricos, de junho de 2009 a maio de 2010, na rede municipal de Itupeva, quando o contrato foi rescindido, liderando pessoal de apoio administrativo em 26 escolas municipais), além de cuidar da manutenção com informações, curiosidades e matérias relacionadas à educação no site da Diretoria de Educação de Itupeva/SP, neste mesmo período. Assessoria Pedagógica, Administrativa e Tecnológica em montagem de escolas e creches desde o esboço do projeto até sua implantação, e acompanhamento nas diversas dimensões da Gestão Educacional.
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