Reflexões acerca da importância de pertencer à sala de aula

Este texto é um desabafo, um relato do que sinto e do que tenho observado, nesses 19 anos de magistério.

_________________________________________________________________________



Por: Daniele Júlia Nascimento Martí

Já ouvi pessoas dizerem: "Vou comer grama até quando?" Referindo-se à sala de aula... 

Acreditam que estar em um cargo as fará melhor do que realmente são. Eu mesma quando pedi para voltar para minha sala de aula, em 2011, após 6 anos na Coordenação Pedagógica e Formações, ouvi: "Você deve estar louca, né?" (risos).

Sim, sou louca, apaixonada pela educação, por estar em ação, por poder fazer a diferença na vidinha de meus alunos. 

Também já ouvi: "Nossa, você não merece ficar na sala de aula!!!"

Ora, a Sala de aula é meu espaço, o espaço onde estou "desde que me conheço por gente". O que vem por consequência disso é reconhecimento do trabalho que realizo lá.

Fico triste quando desvalorizam o trabalho do professor, quando acreditam que só se faz a diferença estando acima dele... 

Eu tenho tristeza profunda de quem acredita que estar em um a sala de aula é humilhante, desmerecedor, e mais ainda quando um professor acredita nisso.

Triste é não valorizar o trabalho... Educação não se faz do alto da Torre como já disse, educação se dá lá, no chão da sala de aula, por entre as carteiras. 

Quando alguém que está lá, acredita que não é valorizado por não estar ocupando um cargo de gestão ou qualquer outro, acredito que não tem a mínima noção do que é ser gestor, pois o gestor deve ter saído dela, por mérito, deve fazer parte da paisagem da sala de aula, como sempre digo... Deve pertencer e estar ao lado daqueles que são os mais importante do processo: O Professor e o Aluno!

Valorize-se e valorize a sua profissão, não há nenhuma outra mais importante que aquela que forma todas as outras.

Professora de Ensino Fundamental e Ed. Infantil, há 19 anos
Pedagoga (PUC/ SP)
Especialista em Gestão de Instituições Educacionais (UNICOC) e em Especialista em Tecnologias Educacionais (PUC/Rio)
Fui Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental de escolas municipais (rurais e urbanas).

Fui Tutora Pedagógica Especialista em Curso de Licenciatura em Pedagogia (pela Unicoc) Coordenadora e Formadora de Programa de Formação de Professores em Tecnologias Educacionais, que abrange a dimensão de formação, fornecimento de equipamentos e materiais digitais - Proinfo Integrado da SEED/ MEC - governo federal do Brasil (de 2008 a 2011), Coordenadora na Implantação de Sistema de Gestão - Planeta Educação - Future Kids - Vitae (Coordenei a implantação do sistema, sua alimentação e manutenção, emissão de boletins e históricos, de junho de 2009 a maio de 2010, na rede municipal de Itupeva, quando o contrato foi rescindido, liderando pessoal de apoio administrativo em 26 escolas municipais), além de cuidar da manutenção com informações, curiosidades e matérias relacionadas à educação no site da Diretoria de Educação de Itupeva/SP, neste mesmo período. Assessoria Pedagógica, Administrativa e Tecnológica em montagem de escolas e creches desde o esboço do projeto até sua implantação, e acompanhamento nas diversas dimensões da Gestão Educacional.
Membro da Diretoria Executiva e Coordenadora de Tecnologias Educacionais da Abrapee Nacional e Estadual de SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância de transformar uma cidade em Cidade Inteligente

A Educação que queremos surgirá no pós pandemia

O Desafio da Formação Continuada