Aprendizagem fora da Escola é possível?
Não só é possível como talvez seja a aprendizagem mais importante.
O ser humano aprende desde que existe. E lá se vão uma ou duas centenas de milhares de anos. Povos primitivos aprendiam explorando, tateando, convivendo, buscando respostas às suas dúvidas e curiosidades.
O que faz alguém pensar que fora da escola as nossas crianças e jovens não aprendem nesse período de Pandemia?
Por que tantas cobranças? Tantas propostas, inócuas muitas vezes, para cumprir um currículo?
Sou a favor do 'curriculum vitae' em sua essência... do latim, que significa 'Trajetória de Vida'.
Sou a favor da vida que acontece, onde se busca, descobre, tateia, onde se erra e acerta.
Escola, hoje, ainda (infelizmente) não é sinônimo de aprendizagem (pasmem!)... senão de ensino. Basta ver como temos agido em aulas expositivas em nossas aulas remotas... Esse modelo de ensino que estamos vivendo, essa transição, quem sabe nos leve, futuramente, a modelos disruptivos de aprendizagem... Hoje, não...
Hoje estamos usando tecnologia para reproduzir mais do mesmo.
Nesse momento, o mais importante são as vivências, reclusas, sofridas, famintas, sedentas, off-line, amedrontadas por diversos fatores. Da própria Pandemia que nos aprisiona, às maiores barbáries que possamos imaginar que crianças, jovens, mulheres e homens estão vivenciando...
Agora, o maior desafio, não deve ser o da Matemática escolarizada, da Língua Portuguesa fragmentada em livros didáticos, da História e Geografia desconexas entre si e entre outras Ciências Humanas... Da Ciência negada, pisoteada... É na Transversalidade do cotidiano que devemos tecer nossas aprendizagens.
Repensemos já nossa postura diante a esse desafio.
É primordial, principalmente pela saúde mental de professores, familiares, crianças e jovens estudantes.
Façamos o que Humberto Maturana e Gerda Verden-Zöller nos aconselham na construção de um ser humano mais humano para a evolução da sociedade mais democrática, harmônica: Amar e Brincar (fundamentos esquecidos do ser humano).
“Amar e brincar. Não leva a nada. Quem brinca já chegou."
Rubem Alves
Referência
MATURANA, Humberto R. e VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Amar e Brincar: fundamentos esquecidos do humano. Tradução de Humberto Mariotii e Lia Diskin. São Paulo, Palas Atenas, 2004.
Daniele Júlia Nascimento Martí
Professora de Ensino Fundamental e Ed. Infantil, há 22 anos,atuando como docente em Escola em Tempo Integral em Itupeva/ SP.
Pedagoga (PUC/ SP)
Pedagoga (PUC/ SP)
Especialista em Gestão de Instituições Educacionais (UNICOC) e em Especialista em Tecnologias Educacionais (PUC/Rio)
Fui Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental de escolas municipais (rurais e urbanas).
Fui Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental de escolas municipais (rurais e urbanas).
Fui Tutora Pedagógica Especialista em Curso de Licenciatura em Pedagogia (pela Unicoc) Coordenadora e Formadora de Programa de Formação de Professores em Tecnologias Educacionais, que abrange a dimensão de formação, fornecimento de equipamentos e materiais digitais - Proinfo Integrado da SEED/ MEC - governo federal do Brasil (de 2008 a 2011), Coordenadora na Implantação de Sistema de Gestão - Planeta Educação - Future Kids - Vitae (Coordenei a implantação do sistema, sua alimentação e manutenção, emissão de boletins e históricos, de junho de 2009 a maio de 2010, na rede municipal de Itupeva, quando o contrato foi rescindido, liderando pessoal de apoio administrativo em 26 escolas municipais), além de cuidar da manutenção com informações, curiosidades e matérias relacionadas à educação no site da Diretoria de Educação de Itupeva/SP, neste mesmo período. Assessoria Pedagógica, Administrativa e Tecnológica em montagem de escolas e creches desde o esboço do projeto até sua implantação, e acompanhamento nas diversas dimensões da Gestão Educacional. Membro da Diretoria Executiva e Coordenadora de Tecnologias Educacionais da Abrapee Nacional e Estadual de SP. Foi Diretora de Escola Municipal de Tempo Integral e como Assistente Técnico Pedagógico de Escola de Governo Municipal.
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