Diferenças entre o MSN e o SKYPE

msn-e-skype_logo


Vamos começar do princípio: Já foi o tempo que a comunicação mais rápida, depois da carta, era por telefone. Com a invenção do computador e depois da internet, a comunicação nunca mais seria a mesma.
O msn foca em bate-papo via texto e o skype em bate-papo via áudio.



Pois bem, o Skype, que surgiu no ano de 2003, é um programa que funciona como um comunicador de voz (sua prioridade) e mensagens de texto usando a Internet como meio de comunicação.

skype_tela1


Primeiramente foi desenvolvido com a ideia de apenas permitir comunicação de voz e texto entre as pessoas que possuíam o programa. Era como um “telefone” no seu computador: você deixava o programa ligado (on-line) e podia receber “ligações” de alguém que estivesse no seu.



Depois, surgiu a ideia de realizar ligações para telefones fixos e móveis. A partir de então, o Skype virou o um verdadeiro “telefone”, realizando ligações para qualquer aparelho em qualquer lugar do mundo, com tarifas super-reduzidas. Esse serviço de chamadas telefônicas para telefones convencionais é chamado de SkypeOut (em português “Skype Saída”) e é tipo um telefone pré-pago. Você coloca crédito através do site do Skype e pronto, pode discar. Já, para receber ligações de telefones comuns, a pessoa deve ter créditos de SkypeIn (em português “Skype Dentro”).


Mais recentemente, surgiu a integração com vídeo, para realização de videoconferências com uso de webcams.

Com essa onda de ligar para telefones comuns, o Skype tornou-se o principal programa de VoIP (veremos o que é isso numa outra hora) e hoje é bastante usado até por empresas.


Já o MSN é bem mais antigo que o Skype (datando de 1995, quando concorreia o mais famoso na época – ICQ) e tinha como foco a comunicação entre pessoas através de mensagens instantâneas. Com o passar dos anos o MSN foi se aprimorando e, com a chegada do Skype, fez sua atualização também para o uso de aúdio e vídeo, mas a qualidade não chega a ser tão boa quanto a do Skype, devido a tecnologia nele empregada.

É isso... aqui no Brasil teremos que migrar de serviço MSN para SKYPE a partir de 30 de abril... Então, se você não conhece o segundo, é bom ir se familiarizando

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mídias e Tecnologias no Contexto Escolar: Um novo Desafio