Retrocesso nos processos educacionais

Por: Daniele Júlia Nascimento da Costa - Danny L Costa*

O maior de todos os problemas da Educação que podemos detectar nos dias de hoje é a  Corrupção e a Incompetência de Gestores Educacionais despreparados para o cargo que ocupam, seja em quais esferas for.

Outro dia, uma amiga, Doutora em Educação comentou o que ouviu de um ex-secretário de Educação de uma capital brasileira, o ex-gestor da pasta disse a ela que os professores sentem-se inseguros com as novas tecnologias, por isso elas não devem ser de uso obrigatório nas escolas, os professores não sabem utilizá-la e portanto é um desperdício investir-se nisso agora.

Ora, o grande mal dos professores é um gestor desses a frente de uma das mais importantes pastas de um município, um cidadão como esse não deve nem sequer ser cogitado para tal cargo.

O grande problema educacional da atualidade, e talvez seja assim desde sempre, é utilizar essa área tão fundamental em uma nação como cabide de emprego para incompetentes e despreparados cidadãos. Cheguei a ouvir de uma secretária de Educação, que o Diretor de uma escola deve fechar os olhos para o problema das drogas nas escolas, que elas entram nas escolas mesmo, e que é difícil acabar com isso, os gestores não têm esse poder, então é melhor fingir que não percebeu. Como? São os filhos de cidadãos que pagam seus impostos, que trabalham de sol a sol, que cumprem com seu dever que estão morrendo, roubando, matando e sendo mortos senão pelas drogas, pelos traficantes ou pela própria polícia. São milhares de jovens sem perspectivas que estão se embrenhando em um caminho, na maioria das vezes, sem volta. E a Educação não está fazendo nada por isso. Já ouvi também Secretária de Educação dizendo que um programa não deveria ser aderido pela sua gestão, pois não sabia se o prefeito ia ser eleito naquele ano, então não sabia se valia a pena dar andamento naquele processo de formação de professores, pois não tinha certeza do interesse do executivo naquele projeto.

Esse tipo de considerações são muito presentes nas Secretarias e escolas pelo Brasil, pois enquanto forem atribuídos cargos para (Não) profissionais de fato, o que teremos é um caos na educação. Isso é um Crime!

É preciso levar a Educação mais a sério, Educação de Qualidade já, abaixo ao Amadorismo e Incompetência na Gestão Educacional!!!


Pedagoga - Especialista em Gestão de Instituições Educacionais e em Tecnologias Educacionais
Membro Fundador e Coordenadora de Tecnologias Educacionais da Abrapee Brasil - Associação Brasileira de Profissionais e Especialistas da Educação (http://www.abrapee.com.br/)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mídias e Tecnologias no Contexto Escolar: Um novo Desafio

Legislação sobre Cursos Livres