“A evolução das tecnologias alterando o modo de ser e estar no mundo”

 Vivemos hoje um salto e uma evolução acelerada das mídias e tecnologias de informação e comunicação, onde não precisamos mais de memória física em nossos computadores para que as informações que produzimos sejam armazenadas, bastando ter uma conta em um “provedor” dos chamados ‘clouds’, nuvens virtuais, onde se pode guardar de notas e pequenos textos a fotos, imagens diversas e arquivos de qualquer tamanho, gratuitamente.

As crianças já nascem com seus brinquedinhos digitais e cada vez mais são expostas a essas tecnologias. As relações interpessoais têm mudado profundamente devido ao uso das redes sociais, que mais têm afastado fisicamente as pessoas e aproximado outras por via virtual, que muitas vezes nem se conhecem pessoalmente. Um problema que deve ser enfrentado por toda a sociedade se não for controlado, para tanto é necessário que se conheça esse fenômeno para propor alternativas para o mesmo.

A evolução da humanidade está totalmente relacionada a sua evolução cognitiva, social, filosófica e por fim, tecnológica. Segundo Carlos Nepomuceno, em “Revoluções e Evoluções Cognitivas” vivemos em nossa época uma Revolução Cognitiva, pois a cada revolução alteramos a forma como nos comunicamos, criando novos meios de comunicação e um tecno-código diferente para facilitá-la. As revoluções cognitivas, segundo ele, passam por duas fases, uma de introdução e outra de massificação para que a maior parte de pessoas se aproprie e faça uso desse novo tecno-código.

Para o autor, a escrita passou por três fases encadeadas entre si, num claro movimento evolutivo: O surgimento da escrita, a invenção do alfabeto e o surgimento da prensa. Fases marcadas por forte mudança no modo de comunicação e produção de conhecimento, inclusive novas formas de ver a religião, a sociedade e a política. 

Da mesma forma, ele compara e destaca as três fases por quais passou a Evolução Digital, a primeira com seu surgimento, em 1940, a segunda com o surgimento da internet, em 1990 e em 2004 com a introdução da banda larga e de canais horizontais de difusão de ideias.

Assim, pode-se dizer que a plasticidade dos cérebros das pessoas estão passando por alterações involuntárias e inconscientes, causadas pelo uso intenso e em massa desses novos canais.

Desse modo, as mudanças em diversas áreas, como social, cognitiva, econômica e política, por exemplo, passarão por transformações profundas em menor tempo que no passado, o que se alterava em séculos ou milênios será percebido em décadas.

Assim, as mudanças ocorrerão tanto na forma como aprendemos, pensamos, agimos e também na forma como nos organizamos em sociedade. Esta, por sua vez, é vista em 3 conjunturas, segundo Nepomuceno: a conjuntura demográfica, a tecnológica/cognitiva e a organizacional/política.

Portanto, conhecer esse movimento é fundamental para a Gestão da Espécie.

Fonte de pesquisa.
Autor: Carlos Nepomuceno
http://nepo.com.br/2013/07/29/revisao-da-historia-da-filosofia/ http://nepo.com.br/2014/04/25/a-revolucao-cognitiva-da-escrita/
https://www.ibm.com/developerworks/community/blogs/neposts/entry/assim_caminha_a_humanidade3?lang=en  www.youtube.com/watch?v=dbr0fteisI4

Este é meu Artigo com o qual fui uma das finalistas da 10a Olimpíada de Redação, categoria Adulto, 2014, promovida pela Prefeitura Municipal de Jundiaí e a Biblioteca Municipal Nelson Foot.

Professora de Ensino Fundamental e Ed. Infantil, há 17 anos
Pedagoga Especialista em Gestão de Instituições Educacionais Especialista em Tecnologias Educacionais Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental de escolas municipais (rurais e urbanas) Fui Tutora Pedagógica Especialista em Curso de Licenciatura em Pedagogia (pela Unicoc) Coordenadora e Formadora de Programa de Formação de Professores em Tecnologias Educacionais, que abrange a dimensão de formação, fornecimento de equipamentos e materiais digitais - Proinfo Integrado da SEED/ MEC - governo federal do Brasil (de 2008 a 2011) Coordenadora na Implantação de Sistema de Gestão - Planeta Educação - Future Kids - Vitae (Coordenei a implantação do sistema, sua alimentação e manutenção, emissão de boletins e históricos, de junho de 2009 a maio de 2010, na rede municipal de Itupeva, quando o contrato foi rescindido, liderando pessoal de apoio administrativo em 26 escolas municipais), além de cuidar da manutenção com informações, curiosidades e matérias relacionadas à educação no site da Diretoria de Educação de Itupeva/SP, neste mesmo período. Assessoria Pedagógica, Administrativa e Tecnológica em montagem de escolas e creches desde o esboço do projeto até sua implantação, e acompanhamento nas diversas dimensões da Gestão Educacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mídias e Tecnologias no Contexto Escolar: Um novo Desafio