É o fim

Por: Daniele Júlia Nascimento Martí

 A gente percebe que é  o fim,  realmente...  que acabou um ciclo... que está todo errado quando você pesquisa sobre indisciplina escolar e a solução é  basicamente centrada nas ações do professor.  Até admitem problemas de ordem social,  desestrutura familiar,  violência familiar,  risco social,  de organização educacional...  Mas não se fala ainda em inadequação do Sistema...  burocracia exagerada... sobrecarga...  falta de apoio...  omissão por parte de muitos atores educacionais...  falta de valorização e respeito ao professor por toda a sociedade.



O Sistema está errado...  o professor trabalha com tudo ou nada que ele tem à mão...  com os recursos e espaços disponíveis...  busca metodologias que acredita e que lhe ensinam...  e ainda é considerado o principal culpado ou a principal alternativa para sanar o problema...


Querem que ele,  já desmotivado...  cansado, triste,  muitas vezes,   ainda leve nos ombros a culpa do fracasso social e educacional que ele não provocou.
Ele é,  sim,  mais uma vítima do Sistema.








Daniele Júlia Nascimento Martí
Professora de Ensino Fundamental e Ed. Infantil, há 17 anos
Pedagoga Especialista em Gestão de Instituições Educacionais Especialista em Tecnologias Educacionais Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental de escolas municipais (rurais e urbanas).
Fui Tutora Pedagógica Especialista em Curso de Licenciatura em Pedagogia (pela Unicoc) Coordenadora e Formadora de Programa de Formação de Professores em Tecnologias Educacionais, que abrange a dimensão de formação, fornecimento de equipamentos e materiais digitais - Proinfo Integrado da SEED/ MEC - governo federal do Brasil (de 2008 a 2011) Coordenadora na Implantação de Sistema de Gestão - Planeta Educação - Future Kids - Vitae (Coordenei a implantação do sistema, sua alimentação e manutenção, emissão de boletins e históricos, de junho de 2009 a maio de 2010, na rede municipal de Itupeva, quando o contrato foi rescindido, liderando pessoal de apoio administrativo em 26 escolas municipais), além de cuidar da manutenção com informações, curiosidades e matérias relacionadas à educação no site da Diretoria de Educação de Itupeva/SP, neste mesmo período. Assessoria Pedagógica, Administrativa e Tecnológica em montagem de escolas e creches desde o esboço do projeto até sua implantação, e acompanhamento nas diversas dimensões da Gestão Educacional.
Membro da Diretoria Executiva e Coordenadora de Tecnologias Educacionais da Abrapee Nacional e Estadual de SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mídias e Tecnologias no Contexto Escolar: Um novo Desafio