Coordenador Pedagógico: Fazedor de Fazedores

Por: Daniele Júlia Nascimento Martí

Qual o papel do COordenador? Quem é esse ator dentro do Contexto Educacional e Escolar? Acredito que muito mais que um observador ele deva ser um fazedor:


Fazedor de laços - que unem -não nós - que apertam e machucam e um Fazedor de amigos, porque Coordenador é aquele que sensibiliza, toca, se aproxima, conquista com gestos, palavras ou um simples olhar.



Quando o Coordenador percebe que um professor ou um grupo de professores têm práticas não condizentes com o que ele próprio tem por concepção é chegada a hora de se aproximar mais dele ou deles. Bater de frente, criticar duramente, fere e machuca, trabalhar a autoestima e trazer para esse professor conceitos práticos é o ideal. O Coordenador deve ter sensibilidade no olhar para os fazeres desse professor.


Coordenador é aquele que faz sua equipe 'brilhar' e assim brilha pelo mérito coletivo.
Um coordenador não nasce coordenador, mas aprende na caminhada que o melhor é estar junto de seus professores, nem à frente apenas, como líder, nem acima deles, mas principalmente ao lado.


Vale salientar que o Coordenador deve exaltar seu professor sempre no coletivo. Nunca criar rivalidades elogiando ou criticando em público. Ainda é fundamental refletir sobre a função de Coordenador como fazedor de fazedores, porque o exemplo é tudo.

Daniele Júlia Nascimento Martí
Professora de Ensino Fundamental e Ed. Infantil, há 17 anos
Pedagoga Especialista em Gestão de Instituições Educacionais Especialista em Tecnologias Educacionais Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental de escolas municipais (rurais e urbanas).
Fui Tutora Pedagógica Especialista em Curso de Licenciatura em Pedagogia (pela Unicoc) Coordenadora e Formadora de Programa de Formação de Professores em Tecnologias Educacionais, que abrange a dimensão de formação, fornecimento de equipamentos e materiais digitais - Proinfo Integrado da SEED/ MEC - governo federal do Brasil (de 2008 a 2011) Coordenadora na Implantação de Sistema de Gestão - Planeta Educação - Future Kids - Vitae (Coordenei a implantação do sistema, sua alimentação e manutenção, emissão de boletins e históricos, de junho de 2009 a maio de 2010, na rede municipal de Itupeva, quando o contrato foi rescindido, liderando pessoal de apoio administrativo em 26 escolas municipais), além de cuidar da manutenção com informações, curiosidades e matérias relacionadas à educação no site da Diretoria de Educação de Itupeva/SP, neste mesmo período. Assessoria Pedagógica, Administrativa e Tecnológica em montagem de escolas e creches desde o esboço do projeto até sua implantação, e acompanhamento nas diversas dimensões da Gestão Educacional.
Membro da Diretoria Executiva e Coordenadora de Tecnologias Educacionais da Abrapee Nacional e Estadual de SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância de transformar uma cidade em Cidade Inteligente

A Educação que queremos surgirá no pós pandemia

O Desafio da Formação Continuada